Notícias

Agrimensor: a profissão tem “trabalho para uns 200 anos”

Agrimensor: a profissão tem “trabalho para uns 200 anos”

11/10/2018

Em um país com mais de 14 milhões de desempregados, tudo o que as pessoas querem é uma profissão que lhes ofereça estabilidade profissional e financeira. E a boa notícia é que existe uma área que demanda bastante trabalho. Segundo Francisco Sales, presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo, a profissão de engenheiro agrimensor “tem trabalho para uns 200 anos”, e olha que ele ouviu essa frase em 1992 e continua sendo verdade atualmente. Confira este artigo que a CHP preparou sobre o trabalho do agrimensor.

 

O que faz um agrimensor?

Embora, muitas vezes, o trabalho do agrimensor passe despercebido, esse profissional tem papel fundamental na viabilização de obras, construções e até mesmo regularização fundiária.

E quando falamos de regularização fundiária já é possível entender a complexidade e importância do serviço, principalmente porque, no Brasil, ainda há regiões inteiras sobre terras devolutas. Além disso, muitos Estados brasileiros não têm uma definição dominial de terras, o que acarreta uma insegurança jurídica e entra em cena o agrimensor.

 

Conheça a agrimensura

A agrimensura é um ramo específico da engenharia, porém está associada a todos os outros. Em linhas gerais, essa é a área responsável por fazer os levantamentos territoriais e as medições de um local que será demarcado ou receberá alguma construção, seja área urbana ou rural. Para tanto, as medições são realizadas através de equipamentos de última geração, como topografia, imagens de satélite ou GPS, de modo que determinem com precisão o marco territorial.

Diante disso, a maior demanda atualmente está nas áreas urbanas, principalmente em função de zoneamentos e planos diretores municipais. Já na área rural, apesar de ser em menor escala, houve um aumento na procura por agrimensores a partir da Lei nº 10.267 de 2001, que modificou normas de registro de propriedade rural.

 

Cadastro Ambiental

Com o novo Código Florestal e a necessidade do CAR – Cadastro Ambiental Rural a demanda em busca de agrimensores aumentou. Assim, para que o cadastro seja preenchido o agrimensor apura o tamanho da propriedade, suas benfeitorias, as áreas de reserva legal que precisam ser declaradas e então, com base nessas informações é feito o CAR.

Acredita-se que o CAR é primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades rurais, uma vez que a partir dos dados, o proprietário rural será incluído no Programa de Recuperação Ambiental (PRA), em que deve recompor as áreas de preservação de acordo com a lei.

 

Conheça a CHP

A CHP Topografia tem uma vasta experiência na área de agrimensura. Então, para ter a certeza da qualidade do serviço conte com a equipe CHP nos seus projetos. Entre em contato conosco e saiba mais.

Mais Notícias

Mapeamento urbano brasileiro

Mapeamento urbano brasileiro

20/11/2018

Não é novidade que o Brasil é um país bastante extenso, com mais de 5 mil municípios e, portanto, realizar o mapeamento urbano...

O futuro da topografia já chegou

O futuro da topografia já chegou

14/11/2018

De modo geral, topografia é a ciência que tem por objetivo o estudo dos acidentes geográficos e sua localização, bem como dos instrumentos...

Solicite um Orçamento





Outros Canais de Contato

WhatsApp CHP Topografia
41991959833

Horário de Funcionamento

8h – 18h.

Segunda à sexta-feira