Notícias

Cálculo de volumes e pilhas de minério: como funciona?

Cálculo de volumes e pilhas de minério: como funciona?

18/05/2018

Não nos cansamos de dizer sobre a significância do uso do drone nas mais diversas esferas, desde lazer até o uso profissional. Na maioria dos casos de uso profissional, a utilização do drone oferece ganho de tempo, dinheiro, segurança e ainda, de informações mais completas. Nesse sentido, destacaremos neste artigo a utilização dos drones em áreas de mineração e como é feito o cálculo de volumes e pilhas de minério a partir desse equipamento.

 

Utilização de VANTs e seus benefícios

Grande parte das áreas de mineração apresentam movimentação de terra e maquinário pesado, o que acarreta alguns riscos na atividade. No entanto, a utilização dos VANTs, além de promover uma coleta rápida de dados, também contribui para diminuir os riscos de operação nessas áreas, pois a necessidade de operadores é dispensável. E as vantagens são mais que isso, pois, é possível realizar medições, acompanhar a movimentação e extração de minérios diariamente e ainda mensurar e controlar o estoque.    

 

Funcionalidade de VANTs – Cálculo Volumétrico

Além das vantagens já apontadas, os VANTs têm sido utilizados para cálculos volumétricos, desde volume de pilhas, volumes de poço até de uma área de interesse. Em outras palavras, é possível calcular o índice de aproveitamento do volume retirado e/ou planejar explorações futuras. Para isso, é utilizado um software de processamento de imagens, como o Pix4D ou Menci APS, para realizar os cálculos.

Todo processo de cálculo é feito a partir da nuvem de pontos gerada no processamento da imagem. Além disso, o software consegue excluir vegetação e outros objetos, o que otimiza o resultado dos cálculos. Embora os resultados sejam bastante semelhantes aos da medição convencional, há de se reconhecer que a nuvem de pontos gerada pelos VANTs é muito mais rica e detalhada, e o melhor, sem correr os riscos inerentes a essa atividade.

Mais Notícias

Mapeamento urbano brasileiro

Mapeamento urbano brasileiro

20/11/2018

Não é novidade que o Brasil é um país bastante extenso, com mais de 5 mil municípios e, portanto, realizar o mapeamento urbano...

O futuro da topografia já chegou

O futuro da topografia já chegou

14/11/2018

De modo geral, topografia é a ciência que tem por objetivo o estudo dos acidentes geográficos e sua localização, bem como dos instrumentos...

Solicite um Orçamento





Outros Canais de Contato

WhatsApp CHP Topografia
41991959833

Horário de Funcionamento

8h – 18h.

Segunda à sexta-feira