Notícias

Está no ar o primeiro mapa mundial descentralizado

Está no ar o primeiro mapa mundial descentralizado

19/10/2018

A FOAM lançou recentemente o aplicativo de localização descentralizado mais esperado pelo público que aprecia a tecnologia. Em outras palavras, este novo dApp que foi lançado na blockchain da rede Ethereum visa melhorar os serviços de localização e recriar um mapa mundial confiável e resiliente utilizando a tecnologia de smart contracts, ou seja, contratos inteligentes. Entenda a seguir como funciona essa novidade.

 

A motivação por trás do dApp

De acordo com o cofundador e CEO da FOAM, Ryan Jonh King, “as pessoas acham que a localização é um problema resolvido”, no entanto, segundo ele, os serviços de mapeamento centralizado, como o GPS, são de propriedade do governo dos EUA e controlado pelas Forças Aéreas, logo, são vulneráveis e não confiáveis.

Assim sendo, a proposta da FOAM é difundir o trabalho de cartografia em uma rede de usuários individuais, os quais poderão registrar locais no mapa FOAM usando uma técnica criptografada chamada prova de localização. Além disso, a FOAM tem como objetivo expandir o uso, desde jogos até gerenciamento de cadeia de suprimentos.

 

Como funciona o dApp

O funcionamento e a inserção de dados são simples. Os usuários, através do uso de um token, também chamado FOAM, preenchem no mapa novos locais. Além disso, os tokens também servem como um mecanismo de controle de qualidade, e permite que os usuários contestem e votem na precisão dos locais recém-registrados.  

 

Utilidade real

Embora as localizações marcadas ainda não tenham sido confirmadas, logo nas primeiras 24 horas após o lançamento do FOAM o dApp recebeu mais de 500 pontos de interesse adicionados por usuários.

Apesar de a FOAM ter interesse em disseminar o uso do aplicativo, foram requeridas dos compradores dos tokens algumas restrições, como por exemplo, alocar-se em pelo menos 10 pontos de interesse diferentes no mapa. Caso contrário, eles não poderão transferir os tokens para fora do protocolo. Entretanto, mesmo que eles atendam ao requerimento, as transferências de tokens foram proibidas durante os primeiros 45 dias após o lançamento, de modo a evitar especulação e preservar a integridade do projeto de cartografia.

Mais Notícias

Mapeamento urbano brasileiro

Mapeamento urbano brasileiro

20/11/2018

Não é novidade que o Brasil é um país bastante extenso, com mais de 5 mil municípios e, portanto, realizar o mapeamento urbano...

O futuro da topografia já chegou

O futuro da topografia já chegou

14/11/2018

De modo geral, topografia é a ciência que tem por objetivo o estudo dos acidentes geográficos e sua localização, bem como dos instrumentos...

Solicite um Orçamento





Outros Canais de Contato

WhatsApp CHP Topografia
41991959833

Horário de Funcionamento

8h – 18h.

Segunda à sexta-feira