Notícias

Mapeamento urbano brasileiro

Mapeamento urbano brasileiro

20/11/2018

Não é novidade que o Brasil é um país bastante extenso, com mais de 5 mil municípios e, portanto, realizar o mapeamento urbano torna-se um trabalho complexo e minucioso. No entanto, com o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG), ou seja, geoprocessamento, o estudo torna-se mais eficaz e com uma visão mais completa. Dessa forma, foi executado o mais detalhado trabalho de identificação de áreas urbanas já feito no país, o qual levou três anos para ser concluído e exigiu uma análise árdua das centenas de imagens de satélite. E o resultado você confere a seguir.

 

Dados Embrapa (SP)

O trabalho de identificação de áreas urbanas realizado pela Embrapa Gestão Territorial (SP) apontou que menos de 1% do território nacional (0,63%) é considerado urbano e concentram 160 milhões de pessoas, ou seja, 84,3% da população brasileira. 

Além disso, a pesquisa permitiu, entre várias outras aplicações, relacionar os municípios com maior densidade populacional urbana, separados por quatro critérios, a saber:

  • Municípios acima de 200 mil habitantes: No topo desta lista encontra-se Diadema, na Grande São Paulo, que apresenta a área urbana mais densamente povoada, com média de 13.875 moradores por quilômetro quadrado; seguido de São João de Meriti/RJ com média de 13.033 moradores por quilômetro quadrado e Taboão da Serra/SP com 12.662 de moradores por quilômetro quadrado.
  • Municípios com maior densidade populacional urbana: Nilópolis, localizado na baixada fluminense lidera esta lista cujo 158.309 habitantes ocupam menos de 10 km2, resultando em 16.392 mil habitantes por quilômetro quadrado. Na sequência vem Diadema (SP) e São João de Meriti (RJ).
  • Unidades Federativas com maior densidade demográfica urbana: o Estado de Alagoas ocupa o primeiro lugar da lista com 4.880 pessoas por quilômetro quadrado. Já no extremo oposto está Tocantins, cujas áreas urbanas abrigam, em média, 1.538 habitantes por quilômetro quadrado.
  • Municípios com maiores áreas urbanas: Os municípios São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) lideram o ranking, com 950 km², 925 km² e 889 km² de área urbana, respectivamente.

Desafio da pesquisa

Assim como em qualquer estudo houve inúmeros desafios, mas pode-se dizer que o maior deles foi definir conceitualmente área urbana e área rural, pois o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em seus estudos demográficos utiliza a delimitação legal que cada município determina para estabelecer seu perímetro urbano e suas áreas rurais, porém comumente áreas urbanas com grande densidade demográfica são consideradas rurais e vice-versa. E isso justifica a diferença entre dados do IBGE e da Embrapa. Além disso, segundo um dos geógrafos que realizou o estudo, “o objetivo era mapear as áreas urbanas da forma mais exata possível por meio de imagens de satélite de alta resolução, reconhecendo, para isso, concentrações visíveis de edificações, loteamentos e arruamentos”.  

Outro desafio encontrado foi a observação criteriosa das imagens de satélite de todos os municípios brasileiros e compará-las à área urbana delimitada no censo de 2010 e quando havia discrepância, o técnico realizava ajuste cartográfico delimitando manualmente a área urbana observada na imagem. Com isso, as áreas de todos os polígonos urbanos do Brasil totalizou 54.077 km2, correspondente a 0,63% de todo o território brasileiro. 

 

Contribuições do mapeamento urbano

Dentre as diversas contribuições que a pesquisa de mapeamento urbano realizada pela Embrapa oferece, podemos destacar algumas ações, como por exemplo, a capacidade de dispersão das pragas e de seu efetivo controle e também o acompanhamento da dinâmica de ocupação urbana, uma vez que ao invadir a área rural pode haver uma alteração na flora e fauna locais, pois se deslocam pragas que estavam restritas a determinadas áreas.

Para ler o estudo completo clique aqui.

Mais Notícias

O futuro da topografia já chegou

O futuro da topografia já chegou

14/11/2018

De modo geral, topografia é a ciência que tem por objetivo o estudo dos acidentes geográficos e sua localização, bem como dos instrumentos...

Institucional CHP

Institucional CHP

09/11/2018

QUEM SOMOS A CHP Topografia é uma empresa líder na execução de serviços topográficos no estado do Paraná, desde 1987. Com alto nível de...

Solicite um Orçamento





Outros Canais de Contato

WhatsApp CHP Topografia
41 99195-9833

Horário de Funcionamento

8h – 18h

Segunda à sexta-feira