Notícias

A utilização dos drones e renders contribuem para uma topografia mais real

A utilização dos drones e renders contribuem para uma topografia mais real

16/04/2018

Antigamente, registrar imagens aéreas somente era possível com a utilização de câmeras acopladas a aviões e helicópteros, o que representava um custo altíssimo. No entanto, com a ascensão dos drones, essa tarefa tem se tornado cada dia mais fácil, sem contar com os benefícios de um custo menor e alta precisão. Conheça como os drones podem ajudar no processo de topografia e renderização.

 

 A utilização dos drones para topografia

Além de captar imagens e registar vídeos, os drones, quando associados a softwares específicos, podem otimizar a sua função. Isto é, podem oferecer um mapeamento mais preciso da topografia de um local e ao ser inserido no render, torna a imagem ainda mais real. O software que juntamente com o drone permite esse feito é chamado de fotogrametria, ou seja, tira medidas a partir de fotografias. O processo é o seguinte: a câmera é presa ao drone e ao ser apontada para terra registra as fotos. Essas imagens são processadas pelo software de fotogrametria e, então determina a topografia da área, com precisão e realidade. Com todo rapidez e complexidade que a tecnologia pode oferecer.

 

Os benefícios dos drones para a Arquitetura, Engenharia e Construção

Assim como para a topografia, os drones e a fotogrametria têm trazido benefícios à Arquitetura. Isso porque ao registrar o espaço do projeto em mínimos detalhes, permitem aos arquitetos traçar um plano claro e, ainda, identificar possíveis problemas, de modo que poderão ser resolvidos na etapa inicial do projeto, economizando tempo e dinheiro. Além disso, também traz benefícios à engenharia e à construção, pois auxilia desde o planejamento territorial até a instrução de um prédio em uma fase determinada da construção. Desse modo, a precisão de detalhes faz com que os projetos de engenharia e arquitetura só tenham a ganhar.

Em linhas gerais, a utilização de drones e fotogrametria veio para enriquecer os serviços de topografia, arquitetura e engenharia, uma vez que permite a realização desses trabalhos de forma mais acessível e realística. Portanto, o profissional que quiser se destacar e sair na frente poderá, com certeza, contar com uma mãozinha no céu – o drone. Esse é um dos diferenciais da CHP Topografia, que realiza seu trabalho de topografia sempre com recursos modernos e de última geração, trazendo o máximo de segurança e satisfação aos seus clientes. Acesse www.chptopografiacom.br e saiba mais.

Mais Notícias

Mapeamento urbano brasileiro

Mapeamento urbano brasileiro

20/11/2018

Não é novidade que o Brasil é um país bastante extenso, com mais de 5 mil municípios e, portanto, realizar o mapeamento urbano...

O futuro da topografia já chegou

O futuro da topografia já chegou

14/11/2018

De modo geral, topografia é a ciência que tem por objetivo o estudo dos acidentes geográficos e sua localização, bem como dos instrumentos...

Solicite um Orçamento





Outros Canais de Contato

WhatsApp CHP Topografia
41991959833

Horário de Funcionamento

8h – 18h.

Segunda à sexta-feira