Batimetria

Batimetria

Em linhas gerais a batimetria ou levantamento batimétrico é um elemento extremamente fundamental para o planejamento, monitoramento e licenciamento de diversas atividades. O termo batimetria vem do grego Bathus – profundo e Metron – medida. Assim, esta técnica consiste na medição detalhada da profundidade dos oceanos, rios, lagos, barragens, etc., sendo expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade. Entenda a seguir como funciona essa técnica e para que é usada.

Ecobatímetro

O equipamento usado na batimetria é chamado de ecobatímetro. O seu funcionamento consiste na emissão de sinais acústicos e um relógio interno mede o intervalo entre a emissão dos sinais e o retorno do eco ao sensor. Posteriormente, as ondas de pressão do eco são convertidas em sinais elétricos através do transdutor. Assim, os dados coletados servem para a construção em 3D de aspectos como: morfologia, textura e forma do relevo dos mares, lagos, rios, etc. A CHP Topografia realiza esse tipo de medição com equipamentos de última geração e uma equipe capacitada para o serviço.

Para que a batimetria é usada?

Como dito anteriormente, a batimetria é indispensável para a realização de diversas atividades e diversas áreas. Sendo a batimetria uma parte da topografia, esse recurso é usado em atividades como mineração; agricultura; logística; dentre outras.

Na mineração: nesta área, a batimetria é usada para pesquisar minerais em lagoas e leitos de rio. Assim é possível obter dados sobre a profundidade da extração, bem como cubagem de jazidas e vida útil de exploração de minas, quando associado a outras ferramentas.
Na agricultura: neste ramo, com a utilização da batimetria o agricultor é capaz de obter dados para o controle de barragens para irrigação; cubagem do volume de água acumulada e ainda monitoramento de processos erosivos nos reservatórios. Dessa forma, o produtor desenvolve segurança no planejamento da lavoura.
Na logística: mais especificamente na logística portuária, a partir do levantamento batimétrico realiza-se o dimensionamento e planejamento para dragagens em atracadouros de porto e canais de navegação.

Além dos usos acima mencionados, a batimetria ainda é utilizada para monitorar o ambiente aquático, auxiliar em projetos de engenharias, como construções, e também na localização de tubulações, turbinas eólicas e pontes.
Conte com uma empresa especializada e pioneira na prestação desse serviço. Entre em contato conosco e peça um orçamento.

Solicite um Orçamento





Outros Canais de Contato

WhatsApp CHP Topografia
41 99195-9833

Horário de Funcionamento

8h – 18h

Segunda à sexta-feira

Conheça Nossos
Outros Serviços