Locação de Obras

Locação de Obras

É inevitável que antes de qualquer projeto de construção civil seja realizada uma planta, determinando todas as características do imóvel a ser construído. Apesar disso, há outra parte essencial nesse processo, o qual se denomina locação de obras, que é em termos gerais a transferência da planta baixa do projeto de edificação para o terreno. Em outras palavras, reproduz no terreno o que foi projetado no papel, como por exemplo, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, etc. Embora pareça algo fácil, é um trabalho extremamente técnico e que deve ser realizado com o maior rigor possível para que não aconteçam erros no decorrer da obra. Pensando nisso, a CHP Topografia conta com uma equipe preparada para desenvolver esse serviço. Veja a seguir os tipos de locação de obras, bem como os equipamentos e técnicas que garantem o controle das dimensões de edificação.

Tipos de processo de locação

Os elementos de locação devem permanecer na obra até quando for possível transferir para a edificação pontos de referência definitivos. Para tanto, existem dois tipos de locação: a locação por cavaletes e locação por tábua corrida (tabeira).
O primeiro tipo, locação por cavalete, é destinado para obras de menor porte como garagens, barracões e ampliações, e consiste no alinhamento através de pregos cravados nos cavaletes constituídos de duas ou três estacas fincadas diretamente no solo, as quais são presas por uma travessa nivelada e fixada a elas. A vantagem da locação por cavalete está em utilizar uma quantidade menor de material, logo melhor custo-benefício, além de não precisar de profissionais tão experientes. Apesar disso, sabemos que construção é coisa séria, então melhor não arriscar em profissionais menos experientes. Por isso, contrate pessoas capacitadas e experientes, como a equipe da CHP Topografia.
Já para obras de grande porte é necessária a utilização da locação por tábua corrida (tabeira), além de equipamentos topográficos. Esse tipo de locação é composto por um cavalete contínuo e constituído por estacas e tábuas niveladas e tem a função de delimitar a futura edificação em esquadro. Diferentemente da locação por cavalete, a tabeira utiliza uma maior quantidade de madeira, além de exigir profissionais experientes, devido a grandeza das obras. A CHP Topografia oferece esse serviço de forma completa, desde a equipe de topografia até o pessoal de locação de obra.
Vale ressaltar que para ambos os tipos de locação é indispensável aà presença do engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto, para que todas as diretrizes da planta sejam seguidas corretamente.

Principais equipamentos utilizados

Dependendo do tamanho da obra será necessária uma quantidade maior ou menor de materiais e equipamentos, mas de modo geral são utilizados: teodolitos e níveis; trena; linhas de nylon; nível de bolha; arame; nível de madeira; esquadro; prumo de centro; martelo; estacas de madeira; pregos; plantas e ainda, caso seja uma obra grande, deve-se utilizar aparelhos topográficos. A vantagem de contratar uma empresa pioneira no ramo está no gasto de forma consciente de materiais, o que evita o desperdício e ainda reduz os custos da obra.

CHP Topografia

Para que uma edificação seja resistente, adequada e dentro das medições correta, é indispensável que seja realizado o trabalho de locação de obras. Mas mais que isso, é imprescindível contratar profissionais preparados e experientes, independentemente do tamanho da obra, pois não se pode arriscar a segurança de um projeto. Por isso, entre em contato a CHP Topografia, uma empresa séria e com tradição na área de construção civil.

Solicite um Orçamento





Outros Canais de Contato

WhatsApp CHP Topografia
41 99195-9833

Horário de Funcionamento

8h – 18h

Segunda à sexta-feira

Conheça Nossos
Outros Serviços