Memorial Descritivo / Projeto de Subdivisão / Projeto de Unificação

Memorial Descritivo / Projeto de Subdivisão / Projeto de Unificação

Para que uma edificação nova ou a ser regularizada possa ser aprovada, em via de regra, a prefeitura municipal solicita alguns documentos, dentre eles destaca-se o memorial descritivo, requerimentos e laudos técnicos. No caso do memorial descritivo, esse documento passou a ser obrigatório pela Lei nº 4.591/64, como algo indispensável antes da realização de algum empreendimento. A CHP Topografia pode te ajudar com esse documento.

Memorial Descritivo: o que é?

O memorial descritivo nada mais é que um documento que descreve detalhadamente todo o projeto a ser realizado, bem como relaciona todos os itens da edificação a ser construída. Neste documento deve conter informações aprofundadas de todos os setores do projeto, tais como estruturas, acabamentos, instalações, etc. Além de todo esse detalhamento, é indispensável que esteja anexado o levantamento topográfico da área. Para realizar o memorial, a CHP Topografia disponibiliza de uma equipe experiente e capacitada.

Para que serve um memorial descritivo?

Embora muitas vezes seja confundido com o projeto em si, o memorial descritivo tem como objetivo especificar os pontos importantes da obra. Em outras palavras, é um relato em texto do que está representado no projeto, e que obtém valor legal quando assinado pelo profissional ou responsável técnico.

Tipos de memoriais descritivos

Assim como são vários os tipos de projetos executados, existe um tipo de memorial descritivo para cada um, tais como: residencial, comercial, unificação, subdivisão, dentre outros. A seguir, falaremos mais sobre os dois últimos – subdivisão ou desmembramento e unificação.

Memorial Descritivo de Desmembramento (Subdivisão): o desmembramento consiste na divisão de uma área em dois ou mais lotes, isto é, o terreno é subdividido, desmembrado. Para que isso aconteça é necessário pedir autorização junto à prefeitura, além de apresentar o projeto legalizado. Para tanto, é indispensável a contratação de um profissional capacitado, visto que é um processo burocrático e ainda exige levantamento de dados técnicos, relacionados ao âmbito topográfico e croquis, por exemplo. Nesse sentido, a equipe da CHP Topografia desempenha levantamentos topográficos com equipamentos de última geração e sempre com seriedade e compromisso. Assim, o planejamento vai seguir as exigências do órgão público para que seja liberada a autorização.

Memorial Descritivo de Unificação: diferentemente do item anterior, o memorial de unificação consiste na junção de dois ou mais lotes com o intuito de expandir o terreno. Neste caso, um profissional capacitado também deverá ser contratado, já que a área a ser unificada precisa seguir as diretrizes do órgão público regulador, além da necessidade de realizar levantamentos topográficos. Assim, o profissional e proprietário deverão solicitar a autorização de unificação na prefeitura.

Solicite um Orçamento





Outros Canais de Contato

WhatsApp CHP Topografia
41 99195-9833

Horário de Funcionamento

8h – 18h

Segunda à sexta-feira

Conheça Nossos
Outros Serviços